ARCADISMO PORTUGUÊS E BRASILEIRO




1. ORIGEM:

Arcadismo vem da palavra arcádia, região da Grécia Antiga, formada por pastores que passavam o tempo vago cultivando a boa poesia. Além de passatempo, fazer versos era também um divertimento.

Os pastores viviam a céu aberto, em contato com a natureza no campo. Seus trabalhos eram baseados na simplicidade, no amor, na harmonia, longe dos tumultos da cidade.

Os árcades foram buscar inspirações para seus trabalhos nessa região. Eles estavam cansados do estilo floreado, cheio de metáforas, comparações e misticismo do Barroco. Preferiam as coisas mais simples, inclusive adotaram nome de pastores como Dirceu, Glauceste, etc.

O Arcadismo, também conhecido por Neoclassicismo, baseou-se nos clássicos gregos e latinos. Horário, Teócrito, Virgílio foram indispensáveis à nova escola.

O Arcadismo originou-se na Itália, mas a França espalhou a corrente no mudo todo. Tinha por base combater os excessos do estilo Barroco. Desejavam cultivar um estilo mais suave, mais harmônico, mais simples. A língua passou a ser bem mais trabalhada, os textos mais perfeitos, uma verdadeira volta ao clássico.

A fundação das academias contribuiu muito para esta volta ao clássico. Nela os árcades procuravam aperfeiçoar ainda mais o estilo e ampliavam a cultura, pois procuravam ter uma visão geral das ciências, porém como os programas eram extensos e os acadêmicos escolhidos mais por base de amizade que talento, fizeram que elas desaparecessem.

Em 1690 foi fundada a Arcádia Romana e em l756 a Arcádia Lusitana ou Ulissiponense. Os membros adotavam nome de pastores antigos. Fala-se também numa academia ultramarina fundada por Cláudio Manuel da Costa em Vila Rica (MG) . Fato duvidoso.

2. ARCADISMO EM PORTUGAL ( 1756-1825):

As primeiras manifestações de reações contra o Barroco português, ocorreram no reino de D. João V no meado do séc. XVIII. Foram os "estrangeirados" que difundiram a idéia do Iluminismo, começando às pequenas mudanças.

O novo estilo consolida-se no reinado de D. José, graças a ação do Marquês de Pombal que deu início a um novo ideário nas letras e cultura em geral.

Houve uma reforma em Portugal inspirada por Verney que vai propiciar a formação
de idéias modernas.

Inscreve-se nessa renovação literária a Arcádia Lusitana feudal em l756. Surge então
o Arcadismo ou Neoclassicismo português que atinge a poesia.

3.POESIA ARCÁDICA PORTUGUESA:
A criação poética arcádica não foi muito boa, mas o espírito doutrinário fez amadurecer o espírito crítico. O Arcadismo realizou uma longa revisão crítica dos valores literários do passado e do presente.

Eles queriam acabar com o excesso do Barroco como os textos coloridos demais, deboche, etc. Os árcades resolveram se basear nos escritores antigos, reformulando-os em termos modernos. Restabelecem o equilíbrio, o bom gosto e a simplicidade na arte renascentista. Sentiram predileção para o pastoralismo, pela vida do campo, pelo ideário simples e ingênuo. Esse ideário era uma proposta de Rousseau e correspondia também a de Horário.

Eles queriam a reintegração do homem à natureza, a liberdade de expressão, a rima.
Três poetas portugueses merecem a atenção: Antônio Dinis da Cruz e Silva, Correia
Garção e Reis Quita.

A Arcádia Lusitana interrompeu suas atividades em 1770. Em 1790 o Pe. José Agostinho de Macedo fundou a nova Arcádia, mas não apresentou nenhuma inovação.

Alguns poetas árcades portugueses, tiveram ação independente. Fora das Academias
realizaram obras importantes. Eles produziram obras melhores que os acadêmicos. Integraram-se ao Arcadismo e criaram uma obra que veio trazer já alguns resquícios da nova corrente: o Romantismo. Entre estes poetas podemos citar: Nicolau Tolentino, Filinto Elísio, José Anastácio da Cunha, Marquesa de Alorga e Bocage.

BOCAGE - (1765-1805) Manuel Maria Barbosa Du Bocage (Pseud. Elmano Sadino)
Nasceu em Setúbal. Vagou muito pelo mundo com sua "alma cheia de aspirações indefinidas".

Entra para a marinha e vai para a Índia. Alcança o posto de tenente, mas deserta-se para Macau e de lá para Portugal. Participa da Nova Arcádia, mas é expulso por discórdia. Foi condenado pela inquisição (não se conhece o motivo), cumpre pena nos mosteiros, obtém a clemência e dedica-se à tradução, afastando da vida boêmia. É o ápice da poesia portuguesa do séc. XVIII e um dos altos valores líricos da língua.

Bocage é mais conhecido no mundo pela boca porca que tinha. Ele não tinha freio e falava e escrevia tudo o que tinha em mente. Mas nem tudo o que rola por aí é de Bocage. Há muita falsidade nisso. Quem define Bocage é ele mesmo em um de seus poemas:

SONETO
Bocage

Magro, de olhos azuis, carão moreno,
bem servido de pés, meão na altura,
triste de facha, o mesmo de figura,
nariz alto no meio e não pequeno;

Incapaz de assistir num só terreno,
mais progresso ao furor do que à ternura;
bebendo em níveas mãos, por taça escura,
de zelos infernais, letal veneno;

Devoto incensador de mil deidades
(digo, de moças mil) num só momento,
e somente no altar amando os frades,

Eis Bocage em quem luz algum talento;
saíram dele mesmo estas verdades,
num dia em que se achou mais pachorrento.

4.ARCADISMO NO BRASIL( 1768-1836):

No Brasil o Arcadismo apareceu em l768 com a publicação das : "Obras Poéticas de
Cláudio Manuel da Costa". Nessa época, no Brasil ocorria o ciclo do outro e Minas Gerais passou a ser o centro cultural e econômico do país. A cobiça foi tanta que o ouro esgotou-se em pouco tempo. A coroa cobra altas taxas e começa então a miséria.

Vila Rica foi o palco dos acontecimentos. Desencadeou-se uma série de conflitos, culminando com a Inconfidência Mineira.

Surge o grupo mineiro, levando avante o movimento nativista bem como aproveitando
a literatura como principal arma de tal movimento. Aparecem intelectuais de várias bandeiras: na literatura, na arquitetura (Aleijadinho), na escultura e na pintura.

Com a cobiça do ouro, nada se plantava na região, acabando este, a miséria foi total. Além disso as autoridades abusavam do poder, aplicando penas e mais penas, querendo mais e mais ouro. Começam as entradas e bandeiras, idéias de independência fomentadas pelos estudantes que vinham do exterior, independência dos Estados Unidos, etc.

As cartas chilenas provocam grande celeuma em Vila Rica. Tudo reflete na literatura da época e o conflito só vai terminar com a inconfidência mineira.

5. CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMO:

O Arcadismo é uma corrente bastante rica em características. Entre elas destacam-se:
a)Uso de nome de pastores antigos;
b)O homem em contato com a natureza;
c)Volta ao estilo clássico dos antigos;
d)Bucolismo - Gosto pela vida de pastores, trabalhos pastoris, etc.
e)Oposição aos exageros do Barroco (Gongórico)
f)Uso de comparação;
g)Apresentação de texto com simplicidade e naturalidade;
h)Uso de termos mitológicos: deuses e musas greco-latinas;
i)Volta aos modelos clássicos: Horácio, Teócrito,etc.
j)Lirismo não acentuado, sonhos, devaneio controlado;
l)Uso de figuras de linguagem não muito constante.

6.POESIA ARCÁDICA - LÍRICA - POETAS E OBRAS:

A poesia arcádica é das mais valiosas. Destacam-se nela a história dos movimentos das minas e as idéias de liberdade. Eles descrevem também seus sofrimentos por causa do nativismo e seu amor constante. Os poetas escreveram nos três gêneros: Lírico, épico e satírico.

POESIA LÍRICA - É a continuação dos modelos europeus adaptados à temática brasileira. Os versos são simples, sem muito floreado, diretos, escritos numa linguagem suave e harmoniosa. Os poetas inspiram-se no bucolismo greco-romano, utilizando nome de pastores, deuses e musas. Procuram seguir os grandes clássicos, principalmente Camões. Em suas obras destacam-se o sentimento nativista, o amor constante, a intranquilidade gerada pelos conflitos da região. O sentimento nativista e o subjetivismo começam a prosperar, é caminho para o aparecimento do Romantismo. Aos poucos a corrente vai adquirindo características da corrente da outra escola. Entre os poetas líricos temos:

6.1.Cláudio Manuel da Costa (Mariana 1729 - Vila Rica 1789) - Estudou com os jesuítas e formou-se em Direito em Coimbra. Teve uma vida respeitável em Vila Rica. Foi funcionário do governo e minerador. Iniciou o Arcadismo no Brasil com "Obras Poéticas". Usou o pseudônimo de Glauceste Satúrnio. Esceveu o livro citado e mais: Vila Rica, O minúsculo, Métrico, "Epicêdio e Labirinto do Amor".

Foi um intelectual da terra, amando-a e valorizando-o. Por isso tomou parte na conjuração mineira. Foi preso e morreu na prisão no decorrer do processo.(Suicídio?!)

"Obras Poéticas"é a produção mais importante por seus sonetos de boa técnica. Ele prima por temas universais, angústia humana, sentimentos nativistas e elementos da paisagem brasileira.

6.2.Tomás Antônio Gonzaga (Porto 1744 - Moçambique 1810) Formou-se em Direito em Coimbra. Veio para o Brasil com sete anos de idade. Morou um tempo em Pernambuco e depois Bahia. Foi para Vila Rica onde ocupou o cargo de diretor.

Enamorou-se de Maria Dorotéia Joaquina de Seixas e o namoro saiu e houve o noivado. Próximo ao casamento estourou o movimento da Inconfidência no qual Gonzaga tomara parte. Foi preso e exilado para Moçambique. Na África Gonzaga casou-se com Julianade Souza Mascarenha e passou o resto da vida no comércio e cuidado de sua propriedade.

Apesar de ter uma vida próspera, a jovem namorada Marilia, não mais saiu do seu pensamento. Usando o pseudônimo Dirceu, escreveu: "Marília de Dirceu",o ponto alto do Arcadismo brasileiro. Nessa obra Gonzaga prima pela suavidade e simplicidade. Fala do seu grande amor por Marília. Seu trabalho divide-se em três partes: a primeira fala dos amores por Marília e planos da vida conjugal futura, são poemas caracterizados por um linguajar bastante simples, claro, decisivo; a segunda parte retrata o poeta na prisão, sua amargura, a incompreensão dos homens, a separação de Marília, o sonho acabado. A terceira parte (considerada apócrifa) é a desilusão do poeta, a despedida de Marília:
Chegou-se o dia mais triste
que o dia da morte feia
caí do trono, Dircéia,
do trono dos braços teus.

Obras:"O tratado de Direito Autoral","Cartas Chilenas".

6.3.Alvarenga Peixoto (Rio 1748 - África 1793) Formado em Direito em Coimbra. Foi ouvidor na cidade do Rio das Mortes (Minas). Trocou a magistratura pela mineração. Foi homem de posição e dinheiro. Envolveu-se na conjuração mineira e foi degredado.

Quase toda a sua obra se perdeu. O que não foi perdido encontra-se em: "Obras poéticas". Escreveu ainda "Enéias no Lácio".

6.4.Silva Alvarenga (Vila Rica 1749 - Rio 1814) Formado em Direito em Coimbra. Participou da fundação da "Sociedade Literária do Rio de Janeiro". Colaborou com o jornal "O Patriota".

Envolvido na conjuração mineira (não diretamente), permaneceu dois anos aprisionado e morreu logo ao sair. Usou o pseudônimo de Alcindo Palmirendo. Escreveu: "O despertar das Letras", "Glaura","As artes" - reunidos em Obras Poéticas.

7.POESIA ARCÁDICA - ÉPICA - POETAS E OBRAS:

POESIA ÉPICA- Aqui se destaca o sentimento nativista. Os poetas procuram seguir os clássicos europeus, notadamente Camões. Há a tentativa de se criar a epopéia brasileira. Três obras se destacam: "Uraguai", "Caramuru", "Vila Rica". Nestas obras os poetas procuram mostrar os episódios históricos, a paisagem brasileira e o problema indígena. Entre os principais poetas épicos temos:

7.1.Cláudio Manuel da Costa - Seu poema "Vila rica" é considerado a epopéia de Vila Rica
(atual Ouro Preto). Contém dez cantos em versos decassílabos irregulares. Segue o modelo camoniano: proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo. Ele fala sobre a fundação da cidade, o trabalho dos bandeirantes, a mineração em geral. Também descreve episódios indígenas envolvendo a Índia Aurora e o herói Garcia Rodrigues Pais.

7.2.Basílio da Gama (São José do Rio das Mortes 1741 - Lisboa 1795) Estudou com os jesuítas. Foi para Roma e participou da "Arcádia Romana". Usou o pseudônimo: Termínio Simpílio. Com a perseguição dos jesuítas pelo Marquês de Pombal, Basílio foi preso e desterrado em Angola (acusado de jesuítismo). Através de um epitalâmio dedicado à filha de Pombal (quando se casou), reconquistou a liberdade e a simpatia do Marquês. Escreveu "Quituba","A declaração trágica","Epitalâmio"e outros de menor importância. Sua obra mais importante é "Uraguai" que divide-se em cinco cantos de estrofação livre. Essa obra é dedicada ao irmão de Pombal e elogia a Política do Marquês. Passou a caluniar os jesuítas. Fala sobre os conflitos dos Sete povos do Uruguai e dos indígenas. Retrata a paisagem e os conflitos da época, culminando com a descrição do episódio de "Lindóia" - o mais conhecido.

7.3.Frei Santa Rita Durão (Capa Preta 1722 -Lisboa 1784) Foi frade da ordem de Santo A
gostinho. Doutorou-se em Teologia em Coimbra em cuja Universidade foi reitor. Escreveu o poema "Caramuru"exaltando o Brasil. Com a perseguição aos jesuítas por Pombal. Durão escreveu contra os padres da ordem. Produziu também "Sermões", "Epítomo" (contra os jesuítas), porém sua obra mais importante é "Caramuru"onde ele conta a história do Brasil, descrevendo a flora e a fauna, usos e costumes indígenas. O poema é dividido em 10 cantos e segue a linha camoniana. O episódio mais conhecido do poema é a morte de "Lindóia"da índia Moema.

8.POESIA ARCÁDICA - SATÍRICA - POETAS E OBRAS:

POESIA SATÍRICA - Silva Alvarenga escreveu "O despertar das letras"- poema herói-cômico, que satiriza a Universidade de Coimbra, elogiando a reforma da mesma por Pombal. Porém a obra mais importante desta fase são as "Cartas Chilenas", de Tomás Antônio Gonzaga. As cartas possuem valor literário e histórico. Fala sobre o Brasil-colônia, a mineração e a pré-independência.
-
Elas são em número de l3, dirigidas por Critílio (suposto morador de Santiago, na verdade é Vila Rica mesmo) e Doroteu (simulando morador da Espanha, que na verdade é Portugal). Eles criticam a arbitrariedade do governador Meneses. São um desabafo, uma revolta contra os desmandos do governador. É o apogeu da sátira da época.
 

Comentários