| |
CARACTERÍSTICAS | Situa seres e objetos no espaço (fotografia) |
INTRODUÇÃO | A perspectiva do observador focaliza o ser ou objeto, distingue seus aspectos gerais e os interpreta. |
DESENVOLVIMENTO | Capta os elementos numa ordem coerente com a disposição em que eles se encontram no espaço, caracterizando-os objetiva e subjetivamente, física e psicologicamente na redação. |
CONCLUSÃO | Não há um procedimento específico para conclusão. Considera-se concluído o texto quando se completa a caracterização. |
RECURSOS | Uso dos cinco sentidos: audição, gustação, olfato, tato e visão, que, combinados, produzem a sinestesia. Adjetivação farta, verbos de estado, linguagem metafórica, comparações e prosopopéias. |
O QUE SE PEDE | Sensibilidade para combinar e transmitir sensações físicas (cores, formas, sons, gostos, odores) e psicológicas (impressões subjetivas, comportamentos). Pode ser redigida num único parágrafo. |
Estrutura de uma Narração | |
CARACTERÍSTICAS | Situa seres e objetos no tempo (história) |
INTRODUÇÃO | Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espaço. |
DESENVOLVIMENTO | Através das ações das personagens, constroem-se a trama e o suspense, que culminam no clímax da redação. |
CONCLUSÃO | Existem várias maneiras de concluir-se uma narração. Esclarecer a trama é apenas uma delas. |
RECURSOS | Verbos de ação, geralmente no tempo passado; narrador personagem, observador ou onisciente; discursos direto, indireto e indireto livre. |
O QUE SE PEDE | Imaginação para compor uma história que entretenha o leitor, provocando expectativa e tensão. Pode ser romântica, dramática ou humorística. |
Estrutura de uma Dissertação | |
CARACTERÍSTICAS | Discute um assunto apresentando pontos de vista e juízos de valor. |
INTRODUÇÃO | Apresenta a síntese do ponto de vista a ser discutido (tese). |
DESENVOLVIMENTO | Amplia e explica o parágrafo introdutório. Expõe argumentos que evidenciam posição crítica, analítica, reflexiva, interpretativa, opinativa sobre o assunto. |
CONCLUSÃO | Retoma sinteticamente as reflexões críticas ou aponta as perspectivas de solução para o que foi discutido. |
RECURSOS | Linguagem referencial, objetiva; evidências, exemplos, justificativas e dados. |
O QUE SE PEDE | Capacidade de organizar idéias (coesão), conteúdo para discussão (cultura geral), linguagem clara, objetiva, vocabulário adequado e diversificado. |
Comentários
Postar um comentário