2ª SÉRIE (D) TARDE

CAMPANHA COMUNITÁRIA
TEMA: POLUIÇÃO AMBIENTAL


EQUIPE: ALFA

- Gabriel
- Bruno Cavalcante
- Josenildo
- Fco Aguiar
- Oziel
- Pedro Paulo

Comentários

  1. A definição de poluição ambiental é: a ação de contaminar as águas,solos e o ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação de lixo orgânico, industrial,gases poluentes,elementos químicos e etc.
    O funcionamento do ecossistema é prejudicado por essa poluição chegando a matar diversas espécies animais e vegetais. Além do homem contaminar ele é prejudicado com esse tipo de ação,pois depende muito dos recursos hídricos,do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde.
    Os principais poluentes ambientais são:chumbo,mercúrio,benzeno,enxofre,monóxido de carbono entre outros.
    A cidade de camocim não fica fora dessa,pois também há problemas ambientais como:
    1.Camocim tem 4620 ha de mangues,correspondendo a 20% dos mangues do Ceará,esse importante ecossistema tem sido ameaçado pela carcinicultura,poluição e pesca predatória.
    2.Assoreamento e poluição de lagos:Seco,cangalhas,boqueirão e torta.
    3.Falta de escaneamento básico em alguns bairros da cidade.
    4.Pesca predatória da lagosta miúda abaixo do tamanho permitido e do caranguejo na época de reprodução.

    ResponderExcluir
  2. Hoje o ser humano está sofrendo pelos grandes problemas que ele mesmo provocou como: o desaparecimento dos recursos naturais e principalmente a destruição do meio ambiente que é causa da ação humana sobre este.
    Uma das consequências pode ser, por exemplo, a poluição atmosférica definida como a introdução na atmosfera de qualquer matéria ou energia que venha a alterar suas propriedades e isso consequentemente enseja prejuízos á saúde das pessoas além do que influi na temperatura do planeta.
    O solo também é alvo da poluição este pode vir a sofrer mudanças com a quantidade de aplicações de fertilizantes e pesticidas, tais trazem contaminações ao solo e a produção agrícola corre o risco de se ver comprometida em longo prazo.
    A poluição hídrica também representa, sem dúvida, um meio natural que vem sendo devastado pela civilização contemporânea.
    Por consequência da ação antrópica a natureza iniciou um processo de mudanças e o homem então passou a ser visto como a causa motora da ruína do meio natural terrestre.

    ResponderExcluir
  3. O tema que abordamos vem com o propósito de alertar e mostrar o abandono e a omissão das sociedades e autoridades do mundo todo sobre um problema tão sério,a poluição ambiental.
    Diversas são as fontes de poluição que contaminam os recursos hídricos entre outros .
    Os efluentes resultantes de atividades agrícolas,industriais e comerciais,bem como os dejetos gerados pelos seres humanos,têm sido lançados historicamente na vala comum dos rios .
    Apesar das leis ambientais de controle da poluição terem evoluído ao longo dos tempos,isso ainda não impede o lançamento constante de enormes volumes de rejeitos industriais ,agrícolas e domésticos nos cursos hídricos,que foram comprometidos por conta da irresponsabilidade das pessoas em não enxergar que desta forma o futuro virá à ser um desastre se continuarmos assim.
    O descaso das autoridades acompanhado pela falta de conciênscia da população ao jogar papéis ,latas e lixo em geral nas ruas e nos córregos o que coloca-nos em situações caóticas a cada chuva.A solução para tal problema está em nossas decisões enquanto cidadãos no que diz respeito ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. A ação do ser humano na natureza tem feita na natureza tem feito aumentar a quantidade de bióxidos de carbono na atmosfera, através de uma queimada intensa e descontrolada de combustíveis fósseis e do desflorestamento.
    A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar vários animais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida.
    Esta poluição pode ocorrer com a liberação do meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes objetos materiais elementos químicos, entre outros.

    Josenildo reis

    ResponderExcluir
  5. É notável o quanto a humanidade evoluiu nos termos da razão,envolvida por questões que se estendem desde os constituintes mais elementares da matéria até as galáxias mais distantes da Terra.
    Porém parece-nos que a compreensão do que a intervenção humana pode causar no equilíbrio dos meios naturais do planeta não está ao alcance de nossas faculdades intelectuais.Qual será o ponto anômalo onde se encontra o cerne de tal dificuldade de percepção? Essa é uma questão que levantamos ao mundo e a nós mesmos.
    Acredito que seja possível encontrar o berço desta anomalia na própria racionalidade humana que necessita do que podemos chamar de consciência ambiental.Esta não se limita á alma do homem,ou seja,não é completamente abstrata,mas pode ser tão sólida quanto uma rocha,sua solidez está em como agimos na natureza,se de forma maléfica ou benéfica.
    O conceito de consciência ambiental é entendido como o pensar e agir no meio ambiente.Na atualidade quando assim pensamos vemos um cenário de degradação ambiental ,por esta visão logo um esclarecimento chega-nos a mente e com ele a possibilidade de entendermos que a causa das degradações partem de nós.
    Um dos problemas que hoje arruínam a vida é a tão discutida poluição ambiental,que ocorre devido a enorme quantidade de poluentes lançados em rios,lados,locais públicos e etc.Por essa razão a sociedade vêm se tornando uma verdadeira lata de lixo de todo tipo;orgânico,inorgânico e até mesmo social.
    A grande solução está na conscientização de todos,em uma educação também voltada para a importância que a natureza deve representar,por que nós estamos ligados a ela,em suma,nascemos dela e voltaremos a ela.A vida dos homens deveria seguir a um fluxo de uso da matéria,estar reaproveitando aquilo que em primeiro juízo não é mais usável,transformar a matéria e não destruí-la quando nos parece desprezível.
    A inteligência humana ultrapassou diversas barreiras que a limitavam,hoje seu conhecimento já supera os limites das distancias interestelares,portanto se fomos capazes de proezas tão fantásticas também podemos lutar pela integridade de nossa natureza,para alcançarmos um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  6. Na atualidade o ser humano está sempre investindo em métodos avançados que facilitam à atividades de todo tipo, suas maiores conquistas partem do uso de tecnologias que tornam mais próximas as possibilidades de se realizar determinadas coisas que estavam além dos limites físicos do próprio homem. Porém, isso tem lá as suas desvantagens, uma destas é a poluição ambiental.
    Todos estão de acordo que a causa dessa degradação ambiental parte das ações incorretas da humanidade para com a natureza, o maior fator, podemos dizer assim, é a industrialização, que vem lançando enormes quantidades de gases poluentes na atmosfera o que consequentemente ocasiona o aquecimento global.
    Como para tudo tem um jeito há diversas formas de combater esse fato triste que vivemos. Podemos investir em meios de conscientização como: palestras, cartazes nas escolas, preleções em universidades e, principalmente, que as indústrias criem e usem novas formas de energia que não venham a afetar tanto a natureza.
    Hoje já se está fabricando automóveis que funcionam a base de energia elétrica, talvez não falte muito tempo para a produção destes em grande escala, esse é um bom começo para a diminuição da poluição no mundo, se cada vez mais o ser humano fazer uso de sua inteligência, que conseguiu alcançar muitas proezas, para inventar meios novos de viver com responsabilidade no que diz respeito aos meios naturais da Terra não estaremos tão distantes de um futuro onde poderemos viver em plena harmonia com a natureza e o universo como um todo.

    ResponderExcluir
  7. hoje pode se dizer que o mundo inteiro esta sofrendo com a poluiçao ambintal no brasil, os casos mas recentes sao na amazonia e principalmente nos seus rios.exemplos a folha sao paulo contastou que de 100% desses casos no brasil 50% e na amazonia e nao e por acaso porque no mundo inteiro o brasil esta no meio dos 9 paises mais poluidos do mundo, isso e um absurdo pra quer tanta beleza, e as pessoas nao sabem aproveitar.

    ResponderExcluir
  8. hoje pode se dizer que o mundo inteiro esta sofrendo com a poluiçao ambintal no brasil, os casos mas recentes sao na amazonia e principalmente nos seus rios.exemplos a folha sao paulo contastou que de 100% desses casos no brasil 50% e na amazonia e nao e por acaso porque no mundo inteiro o brasil esta no meio dos 9 paises mais poluidos do mundo, isso e um absurdo pra quer tanta beleza, e as pessoas nao sabem aproveitar.

    francisco de pinho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário