2ª SÉRIE (A) MANHÃ

CAMPANHA COMUNITÁRIA
TEMA: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA


EQUIPE: COMBATENDO A DESIGUALDADE


- Alice Kaele
- Larisse Kevilim
- Larissa Setúbal
- Ana Gabriela
- Antonio Victor
- José Wlariston
- Wingrid Sara

Comentários

  1. Antes de falarmos sobre a gravidez na adolescência, temos que saber o que é de que se trata esse assunto, a adolescência é uma fase na vida em que todos sofremos grandes mudanças. A gravidez para algumas mulheres é a melhor fase da vida, que consiste em gerar outra vida.
    Na maioria das vezes por irresponsabilidade e ignorância as meninas engravidam, mas esta culpa não é só dela, pesquisas indicam que em sua maioria as meninas engravidam por culpa dos homens.
    A gravidez na adolescência para a maioria das meninas é uma fase de rejeição, pois juntando grandes transformações com a geração de uma criança, as menininhas ficam confusas, e sem informação a única saída que elas veem é o aborto, uma pratica ilegal que consiste em interromper uma gravidez, a única saída para que isso não aconteça é a informação como: (os pais devem conversa com seus filhos sobre o assunto, campanhas comunitárias, anúncios nas redes sociais).

    victor lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor....parabéns pela dissertação, podemos ver que foi feito um estudo antes de sua publicação. Pode passar para outra etapa da campanha....abç!!!

      Excluir
  2. A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.

    A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas.

    Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.

    A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos.

    Para muitos destes jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais os casos de gestação juvenil.

    É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, livrando a jovem de suas dúvidas.


    Larissa Setúbal

    ResponderExcluir
  3. òtima postagem Larissa, é hora de fomentar as próximas etapas....Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O indice de gravidez na adolescência vem aumentando dia ápos dia, foi constatado que em alguns países como o Brasil e a Africa do Sul o indice pulou de 15% para 72%.
      O sexo é a atual moda entre os jovens, pois casar-se sem já ter tido alguma relação sexual é coisa do passado na concepção dos jovens. O principal calsador da gravidez precoce são as festas entre os jovens, como as conhecidas "RAVES", onde o uso de drogas como êxtase e bebidas alcólicas são usadas frequentemente, e jovens drogados prostituem-se.
      O uso de preservativos é essencial para esses tipos de jovens que tem uma vida sexual ativa, pois vai previnir de qravidez indesejadas e DSTS como a AIDIS.
      Um jeito fácil e pratico de prevenção, é a realização de campanhas e jovens que já foram vítimas da gravidez indesejada na adolescência.

      José Wlariston

      Excluir

Postar um comentário