BARROCO
O estilo barroco teve uma orientação artística que surgiu
na Itália, especialmente em Roma, na virada para o século XVII. Na
verdade,serviu como uma reação ao artificialismo maneirista do século
anterior. O novo estilo estava comprometido com a emoção genuína e, ao
mesmo tempo, com a ornamentação vivaz.
A base para esse movimento foi o drama humano , que na
pintura barroca foi bem encenado com gestos teatrais muitíssimo
expressivos, sendo iluminado por um extraordinário claro-escuro e
caracterizado por fortes combinações cromáticas.O termo Barroco
é usado para designar o estilo que, partindo das artes plásticas teve
seu apogeu literário no século XVII, prolongando-se até meados do
século XVIII.
No Brasil,esse movimento teve sua influência entre 1601 e 1768 com os seguintes eventos marcantes:
- 1601: publicação de Prosopopéia, de Bento Teixeira Pinto;
- 1768: publicação das Obras poéticas, de Cláudio Manuel das Costa, que assinala o início do Arcadismo no Brasil.
CONTEXTO HISTÓRICO
A REFORMA
O Barroco se manifestou em um período em que a igreja tinha uma
forte influência na sociedade européia. Isto fez com que alguns dos
seus membros ou que nela se infiltraram não por motivos puramente
religiosos, mas pelo desejo de ter um status, já que na época
fazer parte do clérigo era visto como algo de grande valor e isto fazia
com que pessoas que não tinham verdadeiras vocações religiosas
tivessem cargos dento da religião e assim através da atuação clerical
vivessem como senhores nobres ou como pecadores contumazes,
contrariando os ideais de humildade e simplicidade da doutrina cristã.
Esta situação serviu como forte motivo para uma cisão ou
divisão dentro da igreja, que foi definitivamente concretizada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero, iniciada em 1517, seguida da entrada de João Calvino, em 1532.
Os reformadores, Lutero na Alemanha e Calvino na França,
reivindicavam a reaproximação da Igreja do espírito do cristianismo
primitivo. Calvino tinha a idéia de que todos os fiéis podiam ter
acesso ao sacerdócio, inclusive as mulheres. Era contra a hierarquia e
colocou pastores como ministros das igrejas, aos quais era permitido o
casamento.
Calvino pregou a teoria da predestinação, para ele era Deus
que daria a salvação a poucos eleitos e que o homem tinha que buscar o
lucro por meio do trabalho e da vida regrada, isto marcou a ética
protestante ficou bem atraente para o pensamento capitalista
principalmente para a burguesia.
A CONTRA-REFORMA
Com o objetivo de acabar com os exageros que haviam afugentados
muitos fiéis e permitiu o êxito dos reformistas em alguns países, com
isso a igreja começou a organizar a contra-reforma. Para isso, foi convocado o Concílio de Trento (1545-1563), com o objetivo de restabelecer a disciplina do clero e a reafirmação dos dogmas e crenças católicos.
Depois do Concílio de Trento, criou-se o índex, uma espécie
de índice para censurar os livros que pregavam doutrinas contrárias ou
diferentes da doutrina católica. A inquisição passa a ser
reorganizada para ter julgamentos de cristãos, hereges e de judeus
acusados, ou seja de qualquer pessoa que fosse contra os princípios
cristãos ou da igreja dominante da época. A tentativa de conciliar o
espiritualismo medieval e o humanismo renascentista resultou numa tensão, ou uma disputa entre forças opostas: o teocentrismo e o antropocentrismo.
Características da literatura barroca
» Culto do contraste: o dualismo
barroco coloca em contraste a matéria e o espírito, o bem e o mal, Deus
e o Diabo, céu e a terra, pureza e o pecado, a alegria e a tristeza, a
vida e a morte.
» Consciência da transitoriedade da vida: a
idéia de que o tempo consome, tudo leva consigo,e que conduz
irrevogavelmente a morte, reafirma os ideais de humildade e
desvalorização dos bens materiais, ou seja sem apego aos bens materiais.
» Gosto pela grandiosidade: característica
comum expressa com o auxilio de hipérboles, ou seja exageros, figura
de linguagem que consiste em aumentar exageradamente algo a que se
estar referindo.
» Frases interrogativas: que refletem dúvidas e incertezas, questionamentos: “que amor sigo? Que busco? Que desejo? O que quero da vida?
» Cultismo: é o jogo de palavras, o
estilo trabalhado. Predominam hipérbole, hipérbatos (isto é, alteração
da ordem natural das palavras na frase ou das orações no período) e
metáforas (comparações), como: diamantes que significam dentes ou
olhos.
» Conceptismo: é o jogo de idéias ou
conceitos, de conformidade com a técnica de argumentação. É comum o uso
de antítese, ou seja idéias contrárias, paradoxos. enquanto os
cultistas tinham a visão direcionada aos sentidos, já os conceptistas
eram direcionados a inteligência.
O BAROCO NO BRASIL
Este movimento só se tornou realidade no Brasil quando a
exploração das minas de metais preciosos em Minas gerias deu
oportunidade para o surgimento de novas cidades e vilarejos, pois com
elas vieram também a cultura e a arte.
Um exemplo foi a :
ARQUITETURA BARROCA
Teve sua visão voltada para e construção de fortalezas, casas de
engenho, igrejas pertencentes a muitas ordens como a dos beneditinos.
Alguns de seus principais representantes foram: Francisco Frias de
Mesquita, que veio para o Brasil em 1603; Francisco Dias , que foi um
jesuíta e que projetou a primeira igreja jesuítica no Brasil; Francisco
dos Santos, teve sua atuação em Olinda, foi arquiteto e também
franciscano, seus projetos foram: a igreja de Nossa Senhora das Neves e
o convento de São Francisco;Macário de São João, ele foi frei
beneditino, que teve entre os seus principais projetos, o Convento de
Santa Teresa, o Mosteiro de São Bento Casa de Misericórdia, em Salvador.
Francisco Xavier de Brito foi escultor português, radicando no Brasil, acabou influenciando a obra do mestre Aleijadinho;
Antonio Francisco Lisboa, também conhecido como o Aleijadinho, visto como o maior gênio da arte brasileira.
MÚSICA
A música barroca, por sua vez, tem nos nomes de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita e Marcos Coelho Neto sua maior representatividade.
LITERATURA
A publicação, em 1601, do poema Prosopopéia, de Bento Teixeira, marca o início da literatura barroca no Brasil.
Prosopopéia é um poema de 94 estrofes
que exalta, de forma exacerbada, a figura de Jorge de Albuquerque
Coelho, segundo donatário da capitania de Pernambuco.
Influenciado por Camões, Bento Teixeira transcreve em seu poema Prosopopéia inúmeros trechos de Os Lusíadas, estabelecendo, desta forma, um vínculo estreito entre a literatura brasileira e a literatura portuguesa do período.
Influenciado por Camões, Bento Teixeira transcreve em seu poema Prosopopéia inúmeros trechos de Os Lusíadas, estabelecendo, desta forma, um vínculo estreito entre a literatura brasileira e a literatura portuguesa do período.
Interessante apenas como um documento histórico da fase
inicial da literatura brasileira, o poema de Bento Teixeira não
apresenta grande valor estético.
Estendendo-se até 1768, a literatura barroca produzida no
Brasil refletiu as tendências e características literárias de
península ibérica.
Em resumo tem-se:
Origens do Barroco
- Jesuítas como responsáveis históricos pela formação do Barroco.
Barroco no Brasil:
- Realidade cultural a partiu do surgimento de cidades e vilarejos de Minas Gerais;
- Novas cidades e vilarejos originaram o desenvolvimento de
manifestações culturais e artísticas como arquitetura, artes plásticas,
músicas e literatura;
- Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, visto como o maior gênio da arte barroca;
- Marco da literatura barroca no Brasil: o poema “Prosopopéia”, de Bento Teixeira, publicado em 1601.
Veio cedo para o Brasil; formou-se no Colégio da Bahia, onde foi professor de primeiras letras.
Assassinou a mulher em 1594; fugindo à prisão, refugiou-se em Pernambuco, no convento dos beneditinos, em Olinda.
A redação de Prosopopéia aconteceu durante o isolamento no convento. Tudo indica que o motivo não era outro senão o de agradar os poderosos, principalmente Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco.
PROSOPOPÉIA
POEMA ÉPICO – Poemeto épico, em 94 estâncias (o mesmo que estrofe) de oitava-rima (as estrofes de oito versos têm os dois últimos rimando entre si), em versos decassílabos (dez sílabas métricas), conforme ensinava Camões, em Os Lusíadas.
O livro conta os feitos históricos de Jorge de Albuquerque Coelho, governador de Pernambuco, a quem o autor pretendia agradar.
A imitação de Os Lusíadas é freqüente, desde a estrutura até as construções sintáticas. Isto tirou da obra o valor literário que, porventura, pudesse ter, ficando a fama histórica de ser o livro inaugurador do Barroco brasileiro.
Considerado o primeiro poema épico de nossa literatura.
Considerado poema laudatório (que contém louvor).
Personagens de Prosopopéia:
a) Proteu (narrador). Na mitologia grega, “Proteu” é deus marinho, capaz de se transformar em animais, em água e em fogo.
b) Jorge de Albuquerque (herói).
GREGÓRIO DE MATOS
Gregório de Matos Guerra nasceu em Salvador, Bahia, em 7 de abril de 1636. Faleceu em Pernambuco, em 1696. De família abastada, Gregório estudou com os jesuítas de Salvador. Em 1650, com 14 anos, embarcou para Portugal (Lisboa), aonde foi com o propósito de estudar Direito. Matriculou-se na Universidade de Coimbra, onde se formou em julho de 1661 e passou a exercer a magistratura. Interrompeu a carreira de juiz para voltar ao Brasil (por volta de 1680). Supõe-se que, nessa altura, já teria feito conhecer o seu talento de repentista e zombeteiro. |
POESIA SATÍRICA – Apesar de ter exercido funções religiosas e de ter um irmão padre (Eusébio de Matos), Gregório não perdoa a Igreja Católica baiana: faz sátiras ferinas contra padres e freiras, chegando mesmo a usar palavrões em pleno século XVII.
E nos frades há manqueiras?... Freiras...
E que ocupam os serões?... Sermões.
Não se ocupam em disputas?... Putas.
Com palavras dissolutas
Me concluís, na verdade,
Que as lidas todas de um frade
São freiras, sermões e putas.
Veja o que disse o poeta sobre a Sé da Bahia, órgão central da Igreja Católica no Brasil:
A nossa Sé da Bahia,
com ser um mapa de festas,
é um presepe de bestas,
se não for estrebaria.
Várias bestas cada dia,
vemos que o sino congrega:
Caveira, mula galega,
o Deão, burrinha parda,
Pereira, besta de albarda,
tudo para a Sé agrega.
Depois de ridicularizar a Igreja Católica, Gregório voltou sua pena satírica contra o governador-geral da Bahia, Antônio de Sousa Meneses, que esteve à frente do governo de maio de 1682 a junho de 1684.
Comentários
Postar um comentário