PROJETO: CAMPANHA COMUNITÁRIA



Professor Responsável: Emiliano Pinheiro Véras
TEMA:

PROJETO DE REDAÇÃO: CAMPANHAS COMUNITÁRIAS

JUSTIFICATIVA:

Aprender a ler, escrever e falar bem ao público, consciente de seu papel como cidadão, abre ao indivíduo portas para uma visão diferente do mundo, às novas oportunidades de compreensão e interação. Sendo uma poderosa ferramenta nos caminhos do saber. Quando um aluno lê, escreve e fala interagindo com o mundo, ele adquire os requisitos necessários para ter sucesso em qualquer disciplina, como em qualquer campo da vida, pois, interpretando e desenvolvendo a capacidade de recontar numa perspectiva crítica as informações que assimilou, além de elaborar novas produções, o estudante constrói conhecimentos.

Considerando essa realidade, o Projeto de Redação: Campanhas Comunitárias foram elaboradas, visando oferecer aos alunos oportunidades de melhor desenvolver suas competências de leitura e escrita, além de manifestar sua noção de cidadão ativo e consciente, certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história.

 SITUAÇÃO PROBLEMA:

Após algumas avaliações das turmas de alunos das 2ª Séries do Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho, foi detectado grande dificuldade de aprendizado na disciplina de língua portuguesa, principalmente no que se refere à leitura e a escrita. Assim, pensou-se em fazer um projeto de intervenção para solucionar, corrigir esse problema utilizando as novas tecnologias e metodologias especiais e pedagogias diversificadas.   
                                                                              
PÚBLICO ALVO:

Turnos:

·         Manhã: 2ª Série A e 2ª Série B

·         Tarde: 2ª Série C e 2ª Série D

·         Noite: 2ª Série G e 2ª Série H

OBJETIVO GERAL:

·         Pesquisar, ler, escrever e divulgar os trabalhos individuais e de equipe para a comunidade escolar e local;


OBGETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Incentivar os alunos a terem o hábito à pesquisa;

·         Ensinar a escrever textos dissertativos informativos;

·         Induzir a leitura individual e discussão em equipe sobre o tema escolhido;

·         Criar mecanismos tecnológicos para produções textuais;

·         Trabalhar a cidadania de forma que se reconheçam como participes da própria história;

·         Desenvolver a autoestima, nas apresentações individuais e coletivas.

PERCURSO METODOLÓGICO:

·         Pesquisa em livros, revistas e internet sobre o conteúdo do tema da campanha comunitária escolhido pela equipe;

·         Realização de postagens individuais (redações) no link específico para cada equipe no blog: http://aquiredacao.blogspot.com.br/;

      ·         Trabalho em equipe digitado sobre o tema de cada uma;

·         Divulgação oral nas salas de aulas da escola nos turnos em que a equipe não está de aula e através de cartazes produzidos pelos alunos;

·         Apresentação das equipes na culminância, através de teatro, dança, música, palestra, reportagem e slides.  

RECURSOS:

·         Laboratório escolar de informática – LEI;

·         Bibliotecas escolar e municipal;

·         Cartolinas, papel madeira, papel ofício A4, duplex, pincéis atômicos, lápis e canetas;

·         Espaço físico da escola (pátio) para as apresentações;

·         Núcleo Gestor, Professores Coordenadores, professores e funcionários.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

·         Divulgação nas salas de aulas o projeto: 02/04 à 05/04;

·         Pesquisas pelos alunos: 09/04 à 13/04;

·         Postagens (redações) individuais no blog: 18/04 à 29/04;

·         Trabalho digitado: 02/05 à 04/05;

·         Divulgação: 07/05 à 11/05;

·         Culminância: Manhã: 16/05, Tarde: 17/05 e Noite: 18/05


AVALIAÇÃO:

Desde o início do projeto, entram como quesitos de avaliação:

·         A participação e envolvimento dos alunos nas atividades;

·         A interação entre os elementos do grupo;

·         A apresentação pontual dos materiais solicitados (pesquisa e textos produzidos);

·         A apresentação oral do material pesquisado;

·         A postura do estudante no momento das apresentações públicas.

REFERÊNCIAS:

BAJARD, Elie. Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito (coleção Questões da nossa época – v28) – São Paulo: Cortez, 1994.

DIAS, Gonçalves. Canção do Exílio. Disponível em Programas do Sistema Operacional LINUX Educacional <</home/conteúdo MEC/obras/canção doexilio.pdf>>
FARACO, Carlos Alberto. Português: língua e cultura, ensino médio, vol. único. Curitiba: Base Editora, 2003.

KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2ª ed. - São Paulo: Contexto, 2006.
MAIA, João Domingues. Português – vol. único. São Paulo: Ática, 2005.

VIDEO TV ESCOLA: O que acontece quando lemos. Disponível em Programas do Sistema Operacional LINUX Educacional <</home/conteúdo MEC/dvd escola/dvd13/O Que Acontece Quando Lemos/O Que Acontece Quando Lemos. WM>>


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