DICAS PARA AS PROVAS DO ENEM


Faltando pouco menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), professores do Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho em Camocim-CE, estão trabalhando pesado na hora de revisar. Mas como aproveitar da melhor maneira possível esses dias que restam para a prova que substitui a primeira fase dos principais vestibulares do estado? Com a ajuda de professo
res do ensino médio, o site: http://rumoauniversidade.seduc.ce.gov.br/ preparou um ranking dos assuntos historicamente mais cobrados pelo exame, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro. Atualidades, interpretação de texto, estatística e geopolítica mundial são alguns dos conhecimentos mais exigidos pelo teste do Ministério da Educação (MEC).


Identificar, em textos de diversos gêneros, as marcas linguísticas do idioma, relacionar as variedades da língua a situações específicas do cotidiano além de conhecer os usos da norma padrão são as principais cobranças na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias. “O Enem tem um perfil diferente, que busca dar significado ao conhecimento escolar, evitando a compartimentalização de conteúdo. Daí sua natureza interdisciplinar e contextualizada”, destaca o professor de português Emiliano Véras. Segundo ele, o estudante precisa entender o impacto das tecnologias da comunicação e da informação em sua vida pessoal e social. “O aluno deve estar atendo aos mais diversos assuntos veiculados pelas mídias falada e escrita, o que ampliará seu conhecimento de mundo”.


Para a prova de matemática e suas tecnologias, o professor Ilário indica que os feras estejam afiados para resolver questões de aritmética, estatística, probabilidade e geometria. “A dica é treinar bastante com provas anteriores. O Enem é diferente das provas tradicionais e cobra assuntos relacionados ao dia a dia do candidato”, explica. Nas questões de ciências humanas, temas como meio ambiente, clima, história recente do Brasil e urbanização têm grandes chances de aparecer. “Podemos esperar uma prova com baixa exploração de regionalismos e um modelo de questões ricas em gráficos e mapas como complemento dos textos”, revela a professora de geografia Juniana.


Em um ponto todos os professores concordam: ler bastante é fundamental para o candidato se sair bem. “É um exame que privilegia a leitura e a interpretação de textos, gráficos, tabelas e mapas”, lembra Ilário. Atento à principal característica do Enem, o estudante Íbeny Perreia, 17 anos, acompanha telejornais, lê revistas semanais e almanaques, além de navegar em sites de notícias. “As questões estão sempre relacionadas ao nosso cotidiano, por isso, conteúdos como juros, porcentagem e meio ambiente são muito cobrados. Precisamos fazer uma leitura do nosso dia a dia”, afirma o candidato a uma vaga no curso de medicina.

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